3 motivos que levam as pessoas a ter um negócio de comida e orientações que podem fazer a diferença
- SANDRA FERREIRA
- 21 de nov. de 2016
- 5 min de leitura

Isso que eu vou te contar agora é uma atitude que parece simples, parece trivial. Mas, depois de 20 anos de experiência, eu garanto que essa atitude simples é uma das coisas que MAIS fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendedor de negócio de comida.
Então vamos lá: você já parou para refletir sobre o motivo que fez você empreender ou desejar empreender num negócio de comida?
Com certeza você sabe o seu motivo. Mas não estou tão certa assim que tenha dedicado um tempo para refletir sobre ele e aplicar o resultado dessa reflexão ao planejamento do seu negócio.
Ixi...será que agora esse nosso papo está complicando? Calma! Vou te ajudar a colocar isso num processo racional para simplificar essa história.
Existem 3 motivos básicos que levam as pessoas a começar um negócio de comida e cada motivo exige uma estratégia diferente na hora de planejar o negócio.
MOTIVO 1 (o mais comum): NECESSIDADE
Trabalhar com comida é sempre uma das primeiras alternativas quando enfrentamos um momento de dificuldade (crise, falta de emprego, demissão, renda familiar insuficiente).
Essa situação é a que nos deixa mais vulneráveis numa área de alto risco. Isso porque o "empreendedor por necessidade" geralmente tem POUCA, ou nenhuma, experiência e tem MUITA urgência de faturar. Isso faz com que as pessoas tomem decisões movidas pelo impulso e não pela razão.
Esse é o seu motivo? Então veja a minha orientação!
Sei que é difícil. Mas por maior que seja a sua necessidade e urgência, não deixe que a impulsividade te domine.
Não se deixe levar apenas aquelas histórias de amigos-dos-amigos-dos-amigos que começaram como você e se deram superbem.
Não embarque em modismos! Por exemplo: não é porque a cidade está repleta de lojas de cupcakes que você terá sucesso se também abrir uma. Na maioria das vezes o efeito é o contrário, porque a oferta acaba sendo maior que a demanda...
Então aja com pragmatismo. Procure meios onde você pode aprender mais sobre como planejar o negócio e como administrar um pequeno empreendimento de comida.
Tá sem grana e sem tempo para fazer um curso? Pesquise na internet, organize seus aprendizados.
Dica: no meu e-book 4 MANDAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA TER SUCESSO EM UM NEGÓCIO DE COMIDA, você vai encontrar orientações e técnicas fundamentais para fazer seu planejamento, tudo muito bem explicadinho e, o que é melhor, GRÁTIS, para baixar na hora aqui no blog.
MOTIVO 2: OPORTUNIDADE
É quando o empreendedor detecta uma demanda represada e vê nela uma oportunidade. Geralmente os aspectos geográficos influenciam esse motivo.
Por exemplo: o empreendedor mora em uma cidade universitária, nota que os estudantes andam se queixando que falta um restaurante que sirva almoço nas proximidades do campus e vê nisso uma oportunidade de abrir um negócio que atenda a essa necessidade.
O risco aqui é não fazer um planejamento mais profundo para entender detalhadamente qual o perfil do seu público-alvo.
Ter um bom ponto perto do campus e servir o almoço que as pessoas necessitam não irá adiantar se você resolver fazer pratos complicados, caros e que levem muito tempo para ser preparados.
Para esses casos, minha orientação é:
Atenção total ao entendimento do seu público. Ao planejar é fundamental você coletar informações confiáveis sobre o dia a dia e os hábitos do seu público-alvo, conversar com as pessoas e usar todas as informações para traçar o perfil dos seus consumidores, de acordo com o comportamento da maioria.
Parece complicado, mas existem métodos e técnicas que podem te ajudar a organizar as informações e traçar um raio X das pessoas que você vai atender de forma a oferecer a elas exatamente o que precisam, do jeito que desejam e com preços compatíveis com seu estilo de vida.
No meu e-book 4 MANDAMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA TER SUCESSO EM UM NEGÓCIO DE COMIDA ensino uma excelente técnica para que, mesmo sem experiência, você consiga montar o perfil do seu público e aplicar ao negócio. É só baixar gratuitamente.
MOTIVO 3: REALIZAÇÃO PESSOAL
É quando o negócio representa a concretização um sonho. Algo que o empreendedor sempre desejou e almeja para a sua realização pessoal.
Bom nesse caso o que tenho a dizer é que não existe mesmo nada melhor do que realizar um sonho pessoal por meio de um projeto profissional. E não existe nada pior do que quando esse sonho se transforma em um pesadelo real...
É muito importante que o negócio do seu sonho seja planejado para que, na vida real, te traga retorno financeiro concreto.
Exemplo: seu sonho é ser chef e ter um restaurante badalado. Para isso você se prepara fazendo um curso de alta gastronomia na França, pega todos os seu recursos e volta para o Brasil para montar um bistrô descolado, no ponto mais caro da cidade.
Cuidado! Nem sempre o que parece perfeito no seu sonho acontece na vida real.
No caso do exemplo de um restaurante top, não basta ser um chef formado em Paris. Não basta ter os melhores ingredientes, fazer um cardápio incrível, montar um ambiente maravilhoso, num ponto top...
Você precisa ser pragmático e ter uma coisa em mente: seja lá qual for o seu sonho, na hora que ele vira seu negócio PRECISA dar lucro. Caso contrário
isso vai virar um PESADELO.
Calcule o tempo que será necessário para construir sua marca, o investimento que isso representará em marketing, os fornecedores que você precisará ter, os volumes que você precisará comprar para garantir margem nos insumos, quantas refeições você deverá servir por dia para ter um caixa saudável, qual a capacidade do mercado para gerar a demanda que você necessita para sobreviver e prosperar.
Lembre-se que, na vida real, o lucro do seu estabelecimento de comida em curto e médio prazo não pode ser inferior a 4% do valor que você investiu inicialmente.
Minha orientação!
Se você quer realizar o sonho da sua vida com um negócio de comida. Vou ser bem direta: não basta ler o e-book (nem o meu e nem qualquer outro) tão pouco apenas buscar informações na internet. Você precisa ter apoio e acompanhamento de um especialista experiente no segmento.
Explico: quando o projeto profissional envolve uma paixão pessoal tendemos naturalmente a idealizar situações e passar por cima de alguns aspectos racionais.
Isso é normal do ser humano, mas para o negócio é um veneno! Um veneno que pode destruir seus sonhos, seu dinheiro, seus nervos e, o que é pior, sua vocação.
Portanto, nada melhor do que contar com o apoio de um especialista para nos manter alinhados com a razão.
Ah, mas seu negócio dos sonhos não tem nada a ver com um restaurante chique e você não tem grana pra contratar uma consultoria?
Com as facilidades da internet, hoje em dia, você tem opções de acesso. Na minha empresa Three For You, por exemplo, pela plataforma Negócios de Comida, criamos a consultoria online que está totalmente ao alcance de pequenos empreendedores e vem ajudando nossos clientes em todo o Brasil.
Sei, sei..estou fazendo propaganda do meu negócio... mas se você não quiser conhecer os recursos da Three For you no Negócios de Comida, pode procurar pois, com certeza, vai encontrar outras opções.
O importante é ter em mente que nos negócios não existem sonhos realizados se não houver lucros computados.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe! Ajude o Negócios de Comida a levar informação para os pequenos empreendedores da área de Alimentos e Bebidas!
Forte abraço!
Salvar
Comments